minha história

16 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Quem disser para você que é fácil comer se você tem diabetes tipo 1 estará mentindo. Mesmo contando os carboidratos certinho, há muitos fatores que podem alterar a correção e tornar a insulina insuficiente. A gente está sempre lançando os dados. É claro que o conhecimento sobre nutrição e sobre a reação do nosso próprio corpo nos ajuda a aumentar a chance de acertos.

Ao longo dos meus 35 anos vivendo com o diabetes tipo 1, eu aprendi muito sobre alimentação para quem tem diabetes. Eu também aprendi sobre como a comida pode ser uma forma de amor. Aprendi que a alimentação também pode ser uma forma de nutrir nosso corpo e não apenas uma fonte de prazer momentâneo. Descobri os sinais que meu corpo dá quando tem saciedade ou fome.

No meu trabalho social, também vi que minha realidade não é a mesma de outras pessoas que vivem com diabetes. Pude estar perto de pessoas que sequer tinham a segurança alimentar para enfrentarem o desafio do diabetes. Imagine aplicar insulina e não ter o que comer? Então, no dia de hoje, vamos pensar na alimentação sob todos estes aspectos. Saber o que é, e o que não é comida. Vamos pensar em fazer alguma coisa para nos alimentar melhor e para tornar a comida um direito inaliável de todos os seres humanos.

E para você que tem diabetes como eu, saiba que você pode ter uma dieta com mais liberdade se você se comprometer em aprender e a ver os sinais do seu próprio corpo. Não deixe que te digam o que você pode ou não comer. Saiba você mesmo o que alimenta de vida, hoje e sempre. E seja feliz com as suas escolhas!!!

Até a próxima e bom apetite!!!

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s