minha história

Diabetes: o que nos une

Ela nasceu em Juiz de Fora, eu no Rio de Janeiro.

Ela nasceu em 74, eu em 70.

Ela é cantora, eu sou jornalista.

Ela descobriu o diabetes aos 16 anos e eu aos 15 anos.

A cantora Ana Carolina e eu não temos muitas coisas em comum. Mas o diabetes tipo 1 é o que nos faz pessoas que vivem com uma mesma condição. Quando a gente já ouviu muitas histórias de diagnóstico, percebe que a descoberta é sempre um pouco parecida: relatos sobre perda de peso, sobre urinar muito, sobre formigas no banheiro. E continuamos a ouvir histórias muito semelhantes sobre o desespero com o tratamento, a angústia por não ter uma cura, o medo pelas complicações, a preocupação com os gastos, etc. Em seguida, lá vem as inúmeras tentativas de se livrar do fardo de ter o diabetes. Vizinhas recomendam chás, farinhas, parentes indicam pajés, rezadeiras, a internet tem várias ofertas de programas para controlar o diabetes, dietas malucas… Todos já ouviram dicas sobre como cuidar do diabetes, diferente das recomendações médicas.

O que nos une é esta mesma jornada enfrentando uma doença crônica que nos acompanha horas por dia e este sentimento de solidão pois na minha casa, no meu prédio, na minha escola ou no meu trabalho já fui a única a ter o diabetes e a conviver com o tratamento que envolve muito mais do que medir a glicemia ou injetar insulina. Estamos sempre pensando em como a glicemia tá, se estou com hipo ou hiper, se poso ou quero comer algo, se está subindo ou descendo, se ….se….se….

Por que fiz um post que parece até uma reclamação…porque é bom a gente colocar para fora que o diabetes às vezes cansa mesmo. Que a gente preferia não ter. Que a gente gostaria de fechar os olhos, mas não gostaria de ter as complicações. Então não tem outra saída. Para que a gente consiga realizar os bons propósitos que colocamos nesta vida, precisamos fazer as escolhas certas. E as escolhas certas são as que nos levarão para onde nossos sonhos e onde o nosso coração quer estar.

Por falar em coração, amanhã, terça (29), a cantora Ana Carolina vai se apresentar diretamente do Cristo Redentor. O ator Danton Mello será o apresentador da festa, que vai contar com participações médico endocrinologista Carlos Eduardo Couri..

O show vai marcar o Dia Mundial do Coração, que é celebrado na data. O evento faz parte da campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração, que busca conscientizar sobre a relação do diabetes com as doenças cardiovasculares.

  • A transmissão da live acontece a partir das 20 horas pelos canais da campanha e da cantora Ana Carolina no Youtube.

Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/ana-carolina-diabetes-live-cristo/

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s