minha história

Novidade que vai beneficiar todos!

20171206_153734.jpg

Em 6 de dezembro de 2017 estive em Brasília para acompanhar a audiência pública que tratava sobre as regras para o pregão da compra das insulinas análogas ultrarápidas pelo Ministério da Saúde após a incorporação ao SUS em janeiro de 2017.

Estamos com um atraso de quase um ano para a entrega à população e por isso as associações de pacientes estão de olho em todo o processo. Na oportunidade, me manifestei com relação à necessidade de diferenciação das embalagens para não causar confusão entre uma insulina lenta e uma ultrarápida fornecida pelo SUS; outro ponto foi que, embora não tenhamos qualquer estudo clínico que aborde as diferenças entre as análogas rápidas oferecidas pelo mercado, para o paciente há uma fidelização diante da reação do próprio corpo com uma ou outra insulina. Por isso sugerimos, eu e Alex da Associação de Diabetes de Brasília, que fossem compradas e oferecidas as três apresentações de insulinas, que fosse feito um cadastro sobre os usuários de cada uma e que a entrega fosse feita conforme o tratamento que o paciente foi recomendado.

Mesmo que não tenhamos conseguido isso, a vitória já é nossa. Ainda precisamos esperar a assinatura do contrato que pode levar 30 dias e depois mais 60 dias para a entrega às unidades de saúde de todo o Brasil. Agora precisamos garantir a capacitação dos médicos que irão prescrever estas insulinas e o processo de educação em diabetes continuada para que todos possam fazer o melhor uso deste avanço da tecnologia no tratamento do diabetes tipo1.

15385491_1615043905465671_4474261887416208690_oFico muito feliz em poder contar esta história!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s