dia mundial do diabetes, minha história

ADJ promove campanha de prevenção e Audiência Pública pelo Dia Mundial do Diabetes em São Paulo.

WhatsApp Image 2017-10-31 at 16.12.56

O Brasil já conta com cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, 106.600 mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. De acordo com um estudo da USP publicado em 2014, 77% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento, o que reflete em mais de R$92 milhões de gastos do governo com complicações da condição.

Para sensibilizar o maior número de pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenirem as complicações, a ADJ Diabetes Brasil promoverá algumas iniciativas.  Confira como serão as atividades e participe:

10 de novembro, às 14h, Assembleia Legislativa de São Paulo –  Audiência Pública Retinopatia Diabética: a saúde dos seus olhos depende do controle do diabetes. Testes de glicemia e orientação do diabetes também serão oferecidos aos participantes do evento que será no auditório Teotônio Vilela. A parceria da ADJ com a organização Retina Brasil tem como objetivo levantar as questões sobre a dificuldade do diagnóstico precoce para prevenção de complicações do diabetes.

13 de novembro, das 9h e 17h,  Estação Palmeiras-Barra Funda Campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2,  na Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).  As pessoas poderão realizar o teste de glicemia gratuitamente e aqueles com receberem resultados acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) serão encaminhadas para o balcão de orientação no local onde receberão informações básicas sobre o diabetes e sobre a necessidade de se dirigirem a uma unidade de saúde.  

14 de novembro – DIA MUNDIAL DO DIABETES

das 10 às 16h, Parque do Ibirapuera- Circuito com atividades física na marquise do Parque do Ibirapuera promoverá informações e dinâmica sobre a importância da atividade física para o controle do diabetes. A atividade acontecerá em parceria com a SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes.

às 19h, Museu da Imagem e do Som (MIS) –  Acontece o evento Mulheres e Diabetes – Juntas Somos Mais Fortes, um encontro com histórias de vidas apresentadas no formato talk, com sete mulheres com diabetes. O evento está alinhado com o tema da Federação Internacional de Diabetes: “A Mulher e o Diabetes: Nosso Direito a um Futuro Melhor” dará voz às mulheres e trazer à tona os diferentes desafios, realidades e representações daquelas, que convivem com o diabetes para desmistificar e quebrar paradigmas, dando voz a cada uma das protagonistas.

As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ e de voluntários. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado, ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Federação Internacional do Diabetes das Regiões das Américas Central e do Sul , e patrocínio das empresas: Astrazeneca, BD, Boehringer, Johnson, Lilly, Libbs, Merck Novartis, Novo Nordisk.

Mais informações podem ser acessadas no http://www.adj.org.br

Sobre o Dia Mundial:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

WhatsApp Image 2017-10-31 at 16.12.39

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s