minha história

O fornecimento gratuito de medicamentos e insumos para o controle do DIABETES não pode parar!

insulinasdeitada okOlá pessoal,

Estou começando a atuar em advocacy pela causa do Diabetes no Rio de Janeiro e no Brasil. Minha jornada começou justamente quando os insumos para as pessoas com diabetes começaram a faltar na minha cidade. Daí pensei em usar minha formação como jornalista para chamar atenção para este problema levando este assunto para a imprensa. Com o tempo, esta atividade também começou a explorar minha experiência como gestora de manifestações (atuei nesta área numa instituição bancária por 6 anos), no caso, de pacientes e cuidadores que se sentiam impotentes diante dos problemas que o Rio de Janeiro vem enfrentando com a séria crise econômica, política e ética que atravessa. Fui ao Ministério Público pela Associação dos Diabéticos da Lagoa onde atuo como vice-presidente pedir uma resposta do Estado e da Prefeitura com relação à falta de fitas para medição da glicemia e das insulinas análogas para os pacientes que precisam destes medicamentos. E eles responderam, porém a resposta não sanou o problema. A falta continuou. Ajudei a organizar uma mobilização (nunca tinha feito isso antes), a propor pautas sobre o tema para a mídia, a me reunir com outras forças (associações, médicos, políticos etc) para que a gente pudesse enfrentar este problema JUNTOS até alcançar uma solução.

E o ano de 2017 está quase acabando e ainda prossigo na luta. Participei de audiências públicas, fóruns, conselhos…enfim…tenho feito o que posso para conseguir facilitar o acesso das pessoas com diabetes aos medicamentos e insumos de que necessitam para viver plenamente, com qualidade de vida, com o controle adequado do diabetes e para que não desenvolvam sequelas no futuro. Quanto mais ando, mais o caminho se estende. Mas é assim mesmo, a gente vai construindo o caminho…andando.

Uma das iniciativas recentes é esta petição para dar voz à angústia das pessoas que convivem com o diabetes diante da ameaça de que um dos programas que dispensam insulina gratuitamente não será cortado. Peço que leiam o texto da petição e nos apoiem assinando com a gente. Não precisa ter diabetes para participar. Só precisam entender que nós que temos diabetes tipo 1 precisamos de insulina para viver e que não podemos arcar com os custos, ainda mais diante da situação difícil que as famílias passam para manter o tratamento sua difícil situação econômica. Agradeço de coração!

 

Nós, pessoas com diabetes e familiares, precisamos nos manifestar sobre a necessidade de se manter a GRATUIDADE DOS MEDICAMENTOS para o controle do diabetes que são oferecidos hoje pelo Ministério da Saúde e de possibilitar a ENTREGA DAS ANÁLOGAS DE INSULINA RÁPIDA o mais rápido possível.

Na queda de braço entre a indústria farmacêutica e o Ministério da Saúde, quem está correndo risco de ficar sem o fornecimento gratuito de medicamentos para controlar o diabetes somos nós, os pacientes!

Criado em 13 de abril de 2004, o programa Farmácia Popular prevê a distribuição gratuita de medicamentos que constam da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e que atende diabéticos e hipertensos. As insulinas neste programa são dispensadas em frascos.

Em 2011, o Governo Federal ampliou esta dispensação com o programa “Aqui tem Farmácia Popular” numa campanha que o Ministério da Saúde chamou de “SAÚDE NÃO TEM PREÇO” (SNTP). O programa atende a parcela da população que embora não use a assistência do SUS, enfrenta dificuldade para manter o tratamento devido ao alto preço dos medicamentos. As insulinas neste programa são dispensadas em frascos e também em refis para serem usadas com canetas para aplicação, ideais para crianças e jovens que usam múltiplas injeções diárias.

Agora, alegando querer dar maior eficiência a utilização dos recursos públicos e garantir que não haja ônus para o SUS com a continuidade do programa, o Ministério da Saúde está revendo estes programas e chamando as indústrias para discutiram o valor destes medicamentos. Antes achavam que SAÚDE NÃO TEM PREÇO…agora querem discutir QUANTO VALE A SAÚDE DE QUEM TEM DIABETES.

Assine com a gente esta petição clicando no link  insulinas

Petição pelo Diabetes para mostrar que cancelar um programa que oferece Insulinas e insumos para o controle do diabetes GRATUITAMENTE causará a morte e/ou sequelas nas pessoas com diabetes no Brasil que dependem da assistência da saúde pública.

#saudenaotempreco #IDF #analogasja #precisopraviver #soquemtemdiabetessabe #diabetessemcusto  #controlarodiabetesja #nenhumdireitoamenos

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s