Uncategorized

EMAGRECER E VIVER!

Olá pessoal,

Ontem passei por outra situação bastante desconfortável por conta do diabetes. Como estou tentando emagrecer para diminuir a dor no tornozelo, entrei para o Vigilantes do Peso e estou em processo de redução de peso. Na verdade, a idéia é uma reeducação alimentar para evitar os excessos diários que nos fazem engordar dia a dia. Como tomo a Lantus, preocupo-me em comer de 3 em 3 horas. Algo pequeno, uma fruta e assim venho fazendo há 7 semanas. Já perdi 3 kg. Falta muito ainda. Ontem fiquei insconsciente durante a reunião do VP. E, embora eu tenha feito tudo com segurança, não sei o que aconteceu mas foi uma hipo apavorante mesmo. No dia eu tomei café, normal. Comi uma laranja lá pelas 10 horas, normal. Almocei 12:00, normal: arroz, feijão, carne e brocólis. Fui fazer hidroterapia que nem é considerada uma atividade física de 13 às 14. Saí de lá, peguei o carro e fui para a reunião. Cheguei lá, sentei e….não me lembro de mais nada. Tudo parece um grande pesadelo. Acordei às 16:30 com minha ajudante de casa e minha filha já em casa. Disseram que eu não respondia. Todos na reunião me viram assim…quase morta…um horror. Mas aí é que as experiências que passamos só servem se aprendemos algo. E neste episódio aprendi algumas coisas importantes para me proteger de possíveis situações futuras:
– ficar atenta aos sinais estranhos do corpo e da mente. Eu não senti nenhum sintoma mas…na hidroterapia a professora disse que eu estava mal humorada. Eu não tinha motivo para isso. Quando ela pergunto o que me chateava eu disse: DE TUDO. Na verdade eu já devia estar com açúcar baixo desde aquele momento mas…não percebi. E olha que fiquei bastante esperta com as quedas que sofri na vida.
– Ensinar às pessoas ao meu redor o que fazer para me trazer de volta. Por mais que falemos, as pessoas compreendem de acordo com sua própria forma de entender e…me levaram pão para me reanimar. Pães, biscoitos, balas para alguém como eu que já estava semiconsciente é um perigo pois poderia sufocar e aí sim…morrer, não da hipo. Esclareci que era para me dar algo açucarado. Bastante açucarado lembro meu marido pelo telefone. Ele entendeu. Me deram Coca Cola…o que me ajudou muito. E disse para me levarem para o hospital se eu demorar a acordar. Fiquei com medo pois foram quase 2 horas com a glicemia baixíssima e aí…muitos neurônios foram pro beleleu.
– Não desisti da dieta e nem do meu objetivo maior de emagrecer pelo menos 15 quilos em 1 ano. Mas vou ter que falar com meus médicos mesmo sobre como fazer isso sem correr estes riscos. 
É isso. Para vcs, queridos amigos que me acompanham, este relato sobre o que aconteceu ontem faz parte da razão principal para eu ter este blog. As hipos são meus desafios diários. Fazer com que elas não apareçam é minha meta mas como isso é difícil. Antes eu não tinha tantas…também meu H1Ac era de mais de 10. Aí não vale. Emagrecer é reduzir ingestão de comida e aumentar a atividade física. Estes dois fatores, para pessoas como nós que tomam insulina, podem resultar em hipos. Hoje já diminui a Lantus. Acho que é a medida mais inteligente a fazer. Vamos ver como meu organismo se comporta. 
Beijos a todas e todos e obrigado por dividir comigo a vida!!
Sheila
Advertisements

4 thoughts on “EMAGRECER E VIVER!”

  1. olá, sou claudia, mãe de joao pedro dm1 desde os 4 anos, hoje com 7. achei que tinha o controle da diabetes do jp nas minhas mãos. enquanto comigo estivesse nada lhe aconteceria.dia 03/04 meu mundo ruiu. ele teve uma hipo severa e convulsionou as 11:40 da manha, dormindo, comigo em casa. eu estava sozinha e achei que ele estava morrendo. enloqueci. gritei. chorei.mas tomei algumas providencias, como esfregar meu nas bochechas e levar ao hospital. ninguém me explicou pq aconteceu, se as 10:54 ele estava com 112 e ainda dei um suco de goiaba de 12 cho.senti da culpa a descrença.então percebi que a diabetes tem seus segredos, que por mais q se tenha zelo e cuidado, o destino ao Supremo pertence. Bjus

    Like

  2. Oi Sheila adorei o blog, tem me ajudado e queria seu pitaco na minha situação.

    Sou vegetariana há 5 anos e de alguns meses pra cá sem perceber radicalizei minha alimentação, moro em república e de tanto ver meus colegas comerem pizza, pão, macarrão, batata-frita, manteiga, lasanha e comida congelada isso me fez parar completamente de comer qualquer um desse grupo. Também não sou adepta de doces, chocolates, sorvete. Pra falar a verdade, eu sempre fui chegada em sal e o único açúcar, açúcar meesmo que eu consumo no meu dia-a-dia é o mascavo de vez em quando, quando eu decido tomar chá.

    Ou seja já cortamos alguns pilares da pirâmide alimentar, o grupo das carnes, pães, cereais, açúcares e gorduras.
    Como eu estava trabalhando bastante, minha alimentação se resumia a salada 4x (brocolis, alface, tomate, milho, salsinha…) ao dia com frutas, porque qualquer outra coisa me enjoava e aqui onde eu moro a cultura de pubs é muito forte, eu fui cerca de duas semanas seguidas, quase todos os dias aos pubs e não precisa ser gênio pra falar que eu fiquei bem doente, não tenho fontes de açúcar e bebo, já era bem óbvio.

    A cerca de duas semanas comecei a tomar polivítaminicos que deram uma grande força já que antes eu mal consegui ficar em pé por mais de meia hora. Agora, tenho um monte de dúvidas que preciso esclarecer já que não tenho fácil acesso a um endocrinologista e as informações da internet são completamente confusas.

    Hipoglicemia vira diabetes? Se eu exagerar no açúcar pra me manter na média eu salto de um quadro de hipo pra hiper?

    -Tenho consumido açúcar (frutose) diariamente e tenho me sentido razoávelmente melhor, mas hoje tive um quase desmaio (ainda não descobri o porquê ja que fiz as refeições regulares de 3 em 3 horas), comi duas barrinhas de chocolate e fiquei 100%, melhor até que nos dias anteriores, porém duas horas depois meus pés começaram a formigar muito e eu estou sempre tremendo depois de comer macarrão (único carboidrato que como e só faço uso de integral – orgãnico) e isso tá começando a me preocupar.

    Vi em algum lugar que formigamento nos pés pode ser diabetes e percebi um leve formigamento depois de comer, ou os pés querendo formigar. Ano passado tive o mesmo problema e era só má circulação. Alguém mais tem esse sintoma?

    Devo cortar os carboidratos e só ingerir acucar de iogurtes e frutose já que eu não faço ingestão de outros? O que fazer?

    Vou voltar a ter níveis normais de glicose comendo normalmente (corretamente) e um dia vou poder parar de me preocupar com isso?

    Muitíssimo obrigada espero resposta.

    Beeijo

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s