Uncategorized

EU NÃO ACREDITEI!

Eu acho que já contei aqui o meu interesse em me candidatar a receber o certificado que o Joslin Institute, de Boston EUA, oferece aos diabéticos insulino dependentes há 25 anos ou mais. Meu primeiro médico comentou sobre este certificado e vivi os últimos 25 anos pensando: “é agora que eu não ganho mais o prêmio” ou “será que viverei até lá”.
De fato, cheguei. Depois de um longo período com um controle difícil, felizmente não foi o suficiente para que eu tenha qualquer complicação decorrente do diabetes. A doença em si, por ser crônica, não some…não se atenua. A degeneração do corpo acontece invariavelmente com diabéticos ou não diabéticos. Temos, é verdade, mais fragilidades com o passar do tempo mas creio que sobrevivi ao tempo bem. Então…fui procurar a médica que substituiu o médico que primeiro me atendeu, o Dr. Francisco Arduíno, já falecido. Ela me acompanhou durante o parto da minha primeira filha e embora eu me recorde que ela era meio seca, parecia me tratar bem. Quando liguei perguntando se tinha o prontuário do início do tratamento ela disse que sim e que poderia tirar xerox.
Ontem fui nesta jornada de lembranças pelos primórdios da minha doença. Fui com minha filha para mostrar como ela cresceu. Fui recebida com frieza. Disse logo:” Esta é a Bruna, minha filha!” Ela cumprimentou:”Oi Bruna”. E emendou:”Vc quer isso para quê mesmo?”, se referindo ao prontuário que já estava em suas mãos. Eu contei sobre o que o Dr. Arduino falou na minha adolescência e como fiquei com aquela informação guardada minha vida toda. Ela disse que outros pacientes também estavam procurando ela para isso. Mas que eu não estaria apta ao certificado não. “O QUÊ? COMO ASSIM? Disse que eu tnha feito um procedimento com laser para tratar que um problema na vista decorrente do diabetes. Eu jamais fiz nada nos olhos. Faço fundo de olho regularmente e sou orgulhosa em nunca ter dado nada, absolutamente nada. Meus dois irmãos usam óculos ou lentes e eu, NADA! Ela começou a fuçar o prontuário procurando onde eu me desclassificaria ao certificado. Eu não estava acreditando naquilo. Passei a ignorar e pedi os documentos para tirar cópias. Ela contou as páginas e me deu. Saí do consultório pronta para desabar. Como uma médica de doença crônica, desfaz de uma doente que passou por 25 anos de muitos altos e baixos no controle e por um prontuário que devia ter uns 6 ou 7 anos, elimina minha possibilidade de conseguir realizar um sonho de tanto tempo? Que tipo de gente faz isso?
Mas sabe a história do limão? Fiz uma limonada. Saí de lá determinada a conseguir este certificado. Já preparei a documentação, preenchi os formulários e estou traduzindo para enviar para Boston. Verifiquei o regulamento e creio que eu esteja SIM apta a conseguir o certificado.
Vocês acompanharão esta saga! Beijos em todos e obrigado pela companhia!

Advertisements

3 thoughts on “EU NÃO ACREDITEI!”

  1. Olá Sheila!
    Estou navegando por vários blogs sobre diabetes e gostei muito do seu. Há pouco tempo comecei a acompanhar alguns blogs e já está virando um vício para mim.rsrs… ADORO o blog da Roberta lá do Japão. Acompanho todos os dias, e agora com certeza acompanharei o seu tb! Assim como vcs tb sou diabética tipo 1 (há 6 anos). Sei muito bem como é o nosso dia-a-dia, sempre querendo ver números entre 70 e 100 em nossos medidores, ou no máximo 150…Diabetes pra mim não é problema. Muito pelo contrário, acho que minha saúde até ficou melhor do que quando não era diabética, pois tive que passar a controlar minha alimentação, coisa que não fazia…
    Um abraço! Dani Yumi

    Like

  2. Olá! Eu nunca ouvi falar nesse certificado, para o que ele serve?
    Tenho diabetes há 5 meses, e tomara que consiga obtê-lo, assim como você. 🙂

    Beijo!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s