TRANSTORNOS ALIMENTARES

DIABETES E TRANSTORNOS ALIMENTARES

Como eu já disse na minha apresentação do blog, não sou médica, portanto o que escrevo é baseado em minhas experiências pessoais.

Ultimamente tenho pensado muito no dilema EMAGRECER X HIPOGLICEMIA. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Como manter o diabetes sob controle e ao mesmo tempo perder uns quilinhos? Eu até tenho comido pouco, cumpro rigorosamente a dieta de 1200 calorias receitada pela nutricionista, mas não consigo reduzir nem um quilinho.

No último domingo li no jornal O Globo sobre o Simpósio de Diabetes e Transtornos Alimentares que aconteceu no último dia 27 de junho, sábado, e fiquei interessadíssima. Afinal de contas, as restrições dietéticas impostas pelo tratamento do diabetes, a ambigüidade que sofremos durante as hipos (quando precisamos do açúcar) e tudo mais pode acabar causando um transtorno alimentar. Então…entrei em contato com a SBD e consegui autorização para cobrir o evento como jornalista para meu blog. Confira o programa do simpósio, clique aqui.

Gostei muita da palestra do Dr. Leão Zagury que tratou do tema “Obesidade: um transtorno alimentar?”. Ele ressaltou que a obesidade é, hoje, uma epidemia mundial e que é uma das principais causas de morte prematura e da piora na qualidade de vida na sociedade atual. Ele conseguiu abordar bem o grande conflito psicológico enfrentado pelas pessoas obesas diante de mais de 40 problemas de saúde associados ao excesso de peso, além do preconceito, dificuldades nas relações afetivas etc. Embora a obesidade seja um transtorno que se apresenta com uma mesma aparência, ela possui diferentes causas.

Eu não me considero obesa mas confesso que engordei bastante após os nascimento dos filhos. Nada mais natural. Porém o peso da pessoa não deve determinar outras coisas como caráter, competência, inteligência, beleza etc. É preciso mudar estes padrões estéticos absurdos.

Daí o tema da palestra seguinte da Dra. Talita Montenegro, psicóloga do setor de Transtornos Alimentares e Obesidade da Sta. Casa do Rio de Janeiro: Influência do meio social e do padrão de beleza atual nos Transtornos Alimentares. Mesmo sendo jornalista, concordei com a Dra. Talita de que os meios de comunicação têm uma grande responsabilidade na propagação de um modelo de beleza quase inalcançável. A pressão pelo emagrecimento vende revistas, enriquece oportunistas criadores de “fórmulas”, aumenta o número de cirurgias plásticas e acaba sendo um dos principais dilemas, principalmente, da mulher moderna. Enquanto escrevo este post o Fantástico mostra o novo quadro LIGA DAS MULHERES e o tema é…adivinha…uma moça com transtorno alimentar insatisfeita com sua imagem. Não podia ser nada mais oportuno. Dêem uma olhada nos links e não deixem de comentar.

Por hoje, eu fico por aqui. Amanhã continuo a contar sobre tudo o que vi, ouvi e senti neste simpósio. Agradeço à Dra. Claudia Pieper, coordenadora do Departamento de Diabetes e Transtornos Alimentares da SBD pela oportunidade.
Valeu a pena!!!

Advertisements

1 thought on “DIABETES E TRANSTORNOS ALIMENTARES”

  1. Oi!Meu nome é Julianna, mas pode me chamar de juju. Tenho 25 anos e estou casada a 8 meses… na verdade esbarrei no seu blog por um acaso, o qual gostei mto e ri (com todo respeito) de suas “atrapalhadas” por causa da hipo!!Na verdade meu avô tem e por minha mami sempre dizer q eu tinha hipoglicemia, sempre tínhamos os horários de comida regrados e sempre levava algo no bolso (até hj odeio bolsa)hehehe
    Bem mas pra encurtar.. eu sempre desmaiei mto… fora as outras reações q nem preciso mencionar…hihi.. devido a isso fizemos mtos exames, de visão, labirintite, até mesmo de tumor.. e no fim tds deram negativo.. mas mesmo assim os sintomas apareciam… eu até não achava ruim desmaiar (pra ser sincera até gostava da sensação d ficar molinha sem conseguir se mover direito qdo voltava a mim)…
    só pra compartilhar com vc.. teve uma vez bem engraçada… eu fui ao cinema com uns amigos (tava de paquerinha com um deles) e antes a gente ia comer… mas resolveram comer depois.. e justo nesse dia eu não tinha levado nada comigo… ai no meio do filme começo a passar mal… e se hj vc me perguntar não faço idéia do que foi passado.. tava viajando legal… e qdo terminou o filme q eu desci as escadas além de vomitar ainda desmaiei… afffffffffffffffff… mó vergonha!!!!hehehe
    Mas acho q até por erro meu e da minha mami por tentarmos controlar algo q nem sabemos direito se é (além de num ter grana)… nunca fui ver certinho se eu tenho ou não diabetes ou se é apenas hipoglicemia…. só sei q até parar na diretoria eu já fui!!hauahua
    Ah! Será que é possível alguém ter apenas hipoglicemia sem diabetes????

    Se puder escreva pra mim.. no meu email juliannasandes@hotmail.com.. E sempre q eu puder vou estar lendo aqui!hehe
    Gostei mto
    Bejinhuss
    Com mto carinho
    juju

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s