trabalho, visita no blog

HIPO X TRABALHO

Ontem recebi um recado no meu orkut sobre meu blog. E vi que está tudo mesmo muito interligado: Orkut, Blog, Email… Troquei emails com a Juliana e decidi colocar um pedacinho desta conversa no blog. Ela me dizia como vem sendo difícil conciliar as hipos com o trabalho e o estudo. Eu mesma já tive muitas dificuldades nisso (e acho que continuo tendo) mas precisamos criar uma forma de sermos produtivos senão…ficaremos em casa fazendo testes e dieta sem parar. E não é isso que queremos para nossas vidas, não é mesmo? Por isso eu falei para ela:

“Oi Juliana,

Nestes 24 anos de diabetes eu também já passei por muita coisa no trabalho e na faculdade. É principalmente difícil com as hipos. Como o meu trabalho envolve o atendimento a clientes, eu já me peguei completamente “grogue” durante uma conversa. Dá uma sensação de fraqueza muito ruim mesmo. As pessoas em volta se assustam e nos consideram menos competente. Mas não é nada disso!!!

Curiosamente no meu emprego anterior eu encontrei uma outra moça também diabética de longa data. Aí…eu pensei que teria uma amiga, uma aliada. Mas não. Ela tinha uma forma de controlar e de encarar a doença diferente de mim. Saia sempre para ir ao médico, não pisava nadinha fora da linha na dieta e…pior…vivia me patrulhando.

Decidi que a doença pode ser a mesma mas cada um escolhe como quer viver. Soube tempos mais tarde que ela colocou bomba de insulina (achei o máximo!). E depois, soube que tirou a bomba…

Enfim…a pressão no trabalho é realmente algo incompatível com nosso estado físico e mental durante uma hipo. Eu já fiz e refiz planilhas de trabalho…sem conseguir concluir nada durante horas. Incompetente? Não. Talvez negligente com o meu estado. Sabe aquele momento entre pedir um minutinho para fazer um lanche ou beber água com açúcar e prosseguir na reunião ou começar a fazer uma tarefa mais longa.

Para evitar tudo isso…quando eu voltar ao trabalho…eu prometo a mim mesma:

– Continuar a fazer as refeições na quantidade e horários certos.

– Medir a glicemia antes do almoço e antes de sair do trabalho, anotar tudo e fazer imediatamente as devidas correções.

– Manter sempre uma bala de açúcar (sabe aquelas brancas de côco?) perto de mim.

– Avisar aos meus amigos mais claramente quais os sintomas e o que podem fazer para me ajudar.

Assim, consciente das minhas necessidades acho que tudo vai voltar ao normal! Em relação ao meu pé, estou me recuperando bem. Falta ainda muita fisioterapia mas vai dar tudo certo. O pior já passou! “

Um beijo para todos e no próximo post eu conto sobre o acidente que me tirou do trabalho este ano! Beijos

Advertisements

2 thoughts on “HIPO X TRABALHO”

  1. sou Nayara, tb diabetica ha quase 4 anos, mas poxa vida, dificil eh “Avisar aos amigos mais claramente quais os sintomas e o que podem fazer para me ajudar” pq eu, que sou extremamente “detalhista” em explicar as coisas (ate chata), nem minha propria mae me entende. Ela NUNCA sabe quando preciso de açúcar ou quando preciso de insulina. Todas as vezes eu preciso dizer, nem no meu trabalho sabem como eh. O unico lugar q eu posso falar oq eu sinto sem ter q dar uma “prévia” da diabete eh no consultorio medico. E quando dou umas “passadinhas” pelo hospital.
    gostaria de tc com vc sheila, se tiver msn me add: nay22cris@hotmail.com

    Like

  2. Sheila, é claro que há situações que nos escapam, mas é importante termos responsabilidade.
    Como a Juliana disse, ter sempre um doce ao alcance (tenho sachês de açúcar na bolsa), fazer as refeições nos horários certos e realizar os dextros várias vezes ao dia, com as devidas correções glicêmicas, nos ajudam a evitar hipos e hiperglicemias.
    É bom que as pessoas mais próximas saibam o que fazer se passarmos mal, mas se nós nos controlarmos direitinho reduziremos bastante a chance de que essa ajuda seja necessária.
    Beijos.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s